A professora da Viva Água, Denise Martins Araújo participou do 11° Congresso Brasileiro de Natação Infantil, realizado em São Paulo, neste mês de abril, no qual foi lançado o livro “Natação Inclusiva: Reflexões da Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil”, publicação que traz um artigo assinado pela maranhense
O evento é organizado anualmente pelo Instituto de Natação Infantil (Inati) e este ano contou com mais de 600 participantes.
Denise Araújo também participou, ao lado de profissionais de vários outros estados e países, do lançamento do livro “Natação Inclusiva: Reflexões da Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil”, publicação na qual ela assina o artigo intitulado Síndrome de Down – Vencendo Preconceitos e Limites do Bebê ao Atleta (Estudo de Caso).
No mesmo evento, foi apresentado um livreto no qual a professora maranhense especialista em natação para bebês colabora com o tema “Autonomia na água, dentro de parâmetros de segurança”.
Segundo Denise Araújo, o livro “Natação Inclusiva: Reflexões da Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil” objetiva provocar uma inquietação nos profissionais de natação e na sua prática. Ela diz que a obra, na verdade, revela uma indignação de quem está ligado ao esporte e engaja-se na luta contra o preconceito, pelo fato de que, quatro anos após a edição do Estatuto da Pessoa com Deficiência, em conformidade com a Lei 13.146/2015, o Art. 4 ainda não é cumprido na íntegra.
“Esse artigo diz que toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. Mas, infelizmente, na prática, isso não acontece. Mas, nós estamos nessa luta, que é uma luta mundial e necessária. E o Maranhão, também, pois nós, na Viva Água, trabalhamos de forma inclusiva e temos vivenciado muitas histórias de superação de limites”, disse Denise Araújo.
O evento reuniu vários nomes internacionais e uma das presenças mais aplaudidas foi o doutor em Educação Física Juan Antonio Moreno Murcia, da Espanha, que proferiu palestra sobre o tema Aprender a Nadar Naturalmente é Tão Eficaz Quanto o Ensino Dirigido?
FOTOS
Professor Orlando Camacho, de Cuba, proferiu a palestra Neurodesenvolvimento Infantil e Potencial de Inteligência. Na foto entre os professores Denise Araújo e Osvaldo Telles
Juan Antonio Moreira Murcia, da Espanha, é o autor da palestra Aprender a Nadar Naturalmente é Tão Eficaz Quanto o Ensino Dirigido? Na foto entre Denise Araújo e a psicomotricista Cacilda Velasco/ SP – criadora da Associação Vem Ser