Viva Água


29 maio, 2018

Um atleta vitorioso da Viva Água


(Publicado na edição de 27 de maio de 2018 do jornal O Estado do Maranhão)

Ele nada contra a maré do preconceito e conquista um número cada vez maior de medalhas

O maranhense Davi Hermes Souza já conquistou 103 medalhas e é um vitorioso na natação. Foi abraçado pelo projeto Viva Água graças ao seu esforço e dedicação ao esporte, e a cada dia que passa, vence preconceitos e supera limites.

Davi passou a ter contato com as piscinas aos três meses, nos exercícios de estimulação na Academia Viva Água, mas com a prática, os pais observaram que o menino, que tem Síndrome de Down, poderia avançar nas braçadas. “É um atleta que dá orgulho à família e ao Maranhão. É um dos nadadores mais preparados dentro dessa categoria especial no estado e no Brasil”, afirma a professora Denise Araújo, diretora geral da Academia Viva Água e que acompanha o menino desde bebê.

O esforço do nadador maranhense o faz avançar na carreira. Agora, ele foi escalado para a Seleção Brasileira de Natação para Síndrome de Down e disputará o Campeonato Mundial de Natação DSISO 2018, a ser realizado na cidade de Truro, em Nova Escócia, no Canadá, entre os dias 19 e 27 de julho.

Filho da administradora Kledma Oliveira e do médico George Hermes Oliveira, Davi já conquistou prêmios em vários estados do Brasil e, em 2016, por ocasião das Olimpíadas no Brasil, foi escolhido para carregar a tocha durante a passagem do símbolo da competição pela capital maranhense, um dos momentos mais emocionantes de sua carreira até agora. A imagem do maranhense ganhou a internet e, assim, a história dele pôde ser compartilhada com milhões de internautas.

Rotina de treinos

Davi cumpre uma rotina semanal de treinos na Viva Água. Pelo menos uma hora e meia, diariamente, incluindo funcional. A mãe conta que a natação ajudou o filho a se desenvolver. “Melhorou bastante o tônus muscular dele, o que nos mostrou grandes resultados. Davi é um menino abençoado e maravilhoso. Um filho carinhoso e está nos dando muito orgulho”, alegra-se Kledma Oliveira.

Kledma e George Oliveira, pais de Davi, o acompanharão na viagem ao Canadá e torcerão por sua vitória. Do Brasil, irão mais cinco atletas com Síndrome de Down. “É o primeiro mundial dele e Davi está treinamento bastante, fazendo atividades, assessorado pelos professores Eduardo Roberto, Osvaldo Telles e Marcos Vinícius, da Academia Viva Água, que abraçou o projeto de Davi por completo”, conta George.

O pai lembra que o filho é medalha de prata nos 50m nado livre e é recordista pan-americano nos 25m, na mesma categoria. “As chances maiores dele no mundial serão, provavelmente, nas provas de nado borboleta e livre, de 25m, porque ele vai competir com atletas abaixo de 17 anos. Nas outras, ele competirá com adultos”, analisa.

Antes do campeonato no Canadá, Davi Hermes ainda participará, nos dias 16 e 17, dos Jogos Aquáticos do Ceará, no Clube Náutico de Fortaleza. “Estamos confiantes de que ele também sairá vitorioso desse campeonato. Afinal, está se esforçando bastante e tem talento comprovado nas piscinas”, finalizou o pai.

Top