Viva Água


7 março, 2018

Viva Água promove “Prática de Hydra® aberta ao público”, nesta sexta (09) às 8h


 

Alunos da Viva Água, de todas as modalidades, estão convidados a participarem da “Prática de Hydra® Aberta ao Público”, nesta sexta-feira (9), às 8h, como parte da programação do Dia Internacional da Mulher.

A prática será ministrada por uma das maiores pesquisadoras de Ciências da Saúde no Brasil, Usmary Sardinha (na foto, a esquerda, ao lado da prof. Denise Araújo). Ela está instalando a Metodologia Hydra® em São Luís, por meio da Viva Água.

A apresentação da metodologia é para público da Viva Água e comunidade ligada a academia.

A Metodologia Hydra® é uma atividade física associada à hidroginástica e voltada às pessoas diagnosticadas com problemas como dores crônicas, doenças degenerativas e instabilidades posturais.

A Viva Água, segundo Usmary Sardinha, foi selecionada para receber a metodologia por ser uma das academias das mais completas e aparelhadas do país na oferta de serviços na área exercícios e saúde.

Os professores da Viva Água, Máxima Castro, Dayse Vale e Laura Quintanilha e alunos da Viva Água já estão participando do Treinamento Metodologia Hydra® durante as turmas de Hidroginástica disponibilizadas pela Viva Água segunda, quarta e sexta-feira, às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 16h e 19h30.

Usmary Sardinha

Mestre em Ciências da Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Usmary Sardinha é diretora da Aqua Sport, em Goiânia, onde é desenvolvido esse método. “O nosso objetivo, com a presença da pesquisadora Usmary Sardinha em São Luís, é criar um espaço para atender, de forma específica, pessoas que buscam práticas de exercícios seguros indicados por orientação médica”, afirma a professora da Viva Água, Denise Araújo.

Metodologia Hydra®

A Metodologia Hydra® é validada pela Food and Drug Administration (FDA), a instituição responsável, nos Estados Unidos, em promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário e circulação de medicamentos entre outros produtos.

Usmary Sardinha explica que o perfil dos praticantes de hidroginástica era, em sua maioria, formado por jovens adultos e saudáveis. Hoje, esse público está sendo substituído por pessoas encaminhadas com diagnóstico médico que indicam a necessidade do exercício na água como uma das formas de tratamento.

“Boa parte dos praticantes de hidroginástica vem orientados por indicação médica, pois apresentam problemas articulares que causa dores e outros incômodos”, afirma. Usmary Sardinha disse que a hidroginástica é indica, principalmente, por ser uma modalidade aquática protetora das articulações e de baixo impacto. “É uma atividade que previne e trata traumas e favorece a restauração da força, mobilidade e condicionamento físico e a Hydra® aprimora essas finalidades hidroginástica e ainda associar alguns exercícios terrestres como forma de complementação do tratamento”.

Com a prática da Hydra®, segundo Usmary Sardinha, é possível alcançar resultados específicos que auxiliem na redução de quadros inflamatórios, incapacidades, melhoria da locomoção, da postura, entre outros benefícios.

A proposta é que a Viva Água mantenha a hidroginástica às pessoas que buscam somente condicionamento cardiorrespiratório e lazer e ofereça a Hydra® que, além do condicionamento e lazer, proporciona resultados específicos para problemas de saúde.

Usmary Sardinha explica que as pessoas que recebem alta da fisioterapia, geralmente são orientadas a continuar suas atividades em uma academia “A Hydra® é um elo entre a fisioterapia e a academia, suprindo a falta de uma atividade física que ligue esse dois momentos, o que evita riscos de reversão no tratamento”.

Artrite reumatóide

Um dos estudos da pesquisadora está relacionado com as alternativas de tratamento à artrite reumatóide. Por meio de pesquisas com mulheres portadoras dessa enfermidade, Usmary Sardinha identificou a melhora significativa depois de oito semanas praticando a Hydra®. “Eles tiveram as dores reduzidas e melhoraram significativamente a capacidade funcional e reduziram o uso de antiflamatórios”.

 

Top