Viva Água


21 janeiro, 2019

Viva Água na história das atividades Físicas do Maranhão


A professora Denise Araújo parabenizou o médico Hamilton Raposo de Miranda Filho que publicou artigo nas redes sociais mostrando parte da história das atividades físicas no maranhão. Entre os citados, os professores Denise Araújo e Osvaldo Telles por seu trabalho desenvolvido na Viva Água.

Veja o artigo abaixo

Academias, Mestre Sapo e o sucesso de Osvaldo e Denise!

O ano novo sempre começa com uma promessa: deixar de fumar, perder peso, conseguir um emprego, arranjar um namorado, ficar rico e praticar alguma atividade física. E essa sem dúvida alguma é a mais prometida.

Sou de uma geração pouco comprometida com atividade física, até porque não era modismo e poucos lugares existiam para a prática desportiva, quase todas limitadas aos clubes sociais da época: Casino, Lítero e Jaguarema.

As minhas recordações esportivas estão limitadas aos jogos escolares e as peladas nos finais de semana nos clubes sociais da cidade. Não existia um padrão de beleza e nem o famigerado culto ao corpo. Homem não tinha barriga de “tanquinho” e mulher alguma queria ter o corpo de Gisele Bündchen, era necessário ter “substância”, algo renascentista. O fetiche não era o corpo, era a farda do colégio ou o vestido de festa.

Fazer então alguma atividade física era ter que esperar a aula de educação física da escola. O Prof. Luís Aranha costumava ministrar suas aulas com polichinelos, apoios, barras e corridas em volta da quadra do Liceu com seu inseparável cigarro Minister.

Os Professores Rinaldi Maia e o Major Alves insistiam em ensinar basquete para uma turma de desajeitados, sempre na esperança de encontrar algum grande jogador no perfil de Mauro Fecury, Januário e Zequinha Goulart, Azziz ou Zé Reinaldo Tavares.

A Prof.ª Mary Santos cansava as alunas da Escola Normal com seus bizarros uniformes de educação física numa maratona interminável de senta-levanta, senta-levanta que não tinha fim.  E a Prof.ª Helena Teles era conhecidíssima por tentar ensinar vôlei para as meninas do Colégio Santa Teresa. Formaram gerações e gerações sem vícios ou violência. Educaram e formaram cidadãos e cidadãs.

Fui aluno quando estudei no Colégio Zoé Cerveira do Capitão Júlio, cujas aulas pareciam com uma ordem unida, levava a questão da disciplina ao extremo. O meu amigo, o criminalista e político Josemar Pinheiro, teve seu calção rasgado por diversas vezes com canivete por causa da sua total inaptidão esportiva. A minha amiga Ana Sofia, a única da família Nascimento de Moraes a tentar correr atrás de uma bola, sofreu também nas mãos do rigoroso e disciplinador Capitão Júlio.

A modernização do ensino veio com o curso de Educação Física da Ufma. A presença do Prof. Dimas representou um divisor no comportamento e na moderna metodologia das aulas de educação física. Desportista, introduziu o handebol no Maranhão e foi responsável por uma geração de campeões. Fez uma escola moderna e ativa. As escolinhas de esportes criadas por Cláudio Vaz dos Santos, o alemão, foi fruto do trabalho e modernidade do Prof. Dimas.

É desta época surgimento das modernas academias. A prática indevida, arriscada ou inapropriada do “bater peso” ou “comer ferro” estava com os dias contados, surgiram técnicas e métodos. A ginástica “sueca” estava em desuso. Surge a Academia Vida e Saúde do Prof. Otoniel e a Academia da Prof.ª Cecília Moreira, a mais preparada professora de educação física do Maranhão.

Na década de 1970, além das academias de ginástica, assim eram chamadas, surgem as primeiras academias de artes marciais e deixo o registro da academia de karatê do Prof. Murilo, a academia de judô do Prof. Paulo Leite e a academia do Major Vicente Leitão da Rocha como pioneiras nestes esportes. Cito alguns alunos destas academias: Alberto Tavares, Paulo Miranda, Ivan Sarney, Sebastião, Adolfo e Durval Paraíso, Gabriel Cunha, Nelson Frota e os irmãos Leite, a nossa família Grace, abnegados pelas artes marciais foram responsáveis pela introdução do judô no Maranhão. Registro um capoeirista que conquistou a cidade de São Luís e praticou diversas lutas, inclusive o vale-tudo, o baiano Sapo. O Mestre Sapo!

O início da década de 1980 a prática da natação desperta interesse e atenção especial da sociedade e os grandes responsáveis por este fenômeno e pela introdução de técnicas especiais, principalmente quando aplicada em crianças, são dois jovens talentosíssimos, Osvaldo e Denise, o maior exemplo de empreendedorismo, competência, seriedade, dedicação e amor ao esporte. O maior exemplo de que o Maranhão dá certo!

Top