Viva Água


22 novembro, 2017

Viva Água apoia lançamento de livro do fotógrafo de Meireles Jr.


Os professores Osvaldo Teles e Denise Araújo participaram do lançamento do livro “Entre o Céu e a Terra”, do fotógrafo Meireles Jr., na noite de terça-feira (21), na Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping.

Entre as imagens, as das belezas naturais e nos costumes do Maranhão.

Destaque à sequência de imagens do bumba meu boi, criação autoral que consolida Meireles Jr entre os ‘feras’ da fotografia maranhense.

Meirelles Jr. é parceiro da Viva Água, há anos, por meio de exposições e outros trabalhos realizados em conjunto. É, também, aluno de natação do professor Osvaldo Teles.

“Entre o Céu e a Terra” já foi pré-lançado em Brasília e em Curitiba, em abril deste ano; em Nova York, em maio; e no Art Busan – International Art Fair 2017 Korea, na Coreia do Sul, em junho.

Foi publicado, originalmente, em 2008. Nesta edição, ganhou novas fotos e tecnologia na transmissão das mensagens.

Por meio de um aplicativo para smartphones e tablets, o Zappar (http://www.zappar.com), as fotografias se transformam em vídeo, com sons e várias trilhas sonoras produzidas pelo músico maranhense Marcelo Rebelo.

A técnica da Realidade Aumentada permite, no dispositivo móvel, um mergulho na obra. Fragmentos de prosa e poesia traduzem o Maranhão em dimensão digital.

A poesia das imagens do cotidiano e da passagem maranhense está ao lado de textos e poemas de Bandeira Tribuzzi, Gonçalves Dias, César Nascimento, Sérgio Habibe, Odylo Costa, filho, entre outros.

Designer por formação, Meireles Jr. iniciou sua carreira como fotógrafo em 1995. É premiado pela crítica especializada e, hoje, um das mais destacadas referências da fotografia no Maranhão.

Links pré-lançamentos e exposições

https://www.youtube.com/watch?v=aWuOaltTuhU
https://www.youtube.com/watch?v=qRtphXox7e0&t=78s
http://www.afropress.com/post.asp?id=20505

Top