Viva Água


20 setembro, 2014

Treinamento contra afogamentos é realizado com sucesso


“Quem sabe nadar pode se salvar e ainda salvar outras vidas”, declarou Denise Araújo, diretora geral da Academia Viva Água, na tarde de sexta-feira (19), durante o Treinamento de Suporte Básico para Vítimas de Afogamentos, realizado na área do estacionamento em parceria com a SAMU.

Colaboradores, professores e demais interessados no tema engajaram-se em uma verdadeira simulação de resgate real, recebendo orientações técnicas de profissionais da SAMU e do médico Bruno Martins. Uma ambulância foi estacionada para que a simulação correspondesse às expectativas dos envolvidos. O treinamento, no entanto, englobou as etapas de teoria e prática, sendo a primeira procedida dentro das instalações da academia.

treinamento-afogamento-va-2014

Campanha – A Viva Água é engajada na campanha mundial contra afogamentos, uma triste realidade também no Brasil, inclusive no Maranhão, onde casos são relatados vez por outra nos telejornais e acontecem tanto nas praias da capital, piscinas de residências e condomínios, ou mesmo em rios que cortam as cidades do interior do Estado.

O problema é sério. O afogamento é a quarta causa de morte acidental em adultos e a terceira em crianças e adolescentes em todo o mundo. No Brasil, as características do clima, a vasta rede hidrográfica e o tamanho do litoral representam fatores de risco, somados a outros, entre eles, o despreparo das pessoas dentro d’água. O treinamento realizado tem caráter preventivo e agora todos os professores estão preparados para uma eventualidade.

 

Top