Viva Água


30 março, 2019

Palesta “Games: usando bem, que mal tem?”


“Games: usando bem, que mal tem?” é o tema da palestra do coach Bruno Pompeu, da Happy Code, nesta terça-feira ( 2),  às 19h, na #academiacompleta.

A palestra, na Viva Água, abordará influência de games sobre crianças e adolescentes
Bruno Pompeu, coach da Happy Code, falará sobre o tema “Games: usando bem, que mal tem?”, dia 02 de abril, às 19h

“Games: usando bem, que mal tem?” é o tema da palestra a ser ministrada pelo coach Bruno Pompeu, da Happy Code, dia 2 de abril, às 19h, na Academia Viva Água (Renascença II). Ele fará uma reflexão sobre a influência da tecnologia sobre crianças e adolescentes e mostrará os caminhos que podem levar a hábitos mais saudáveis dentro dessa relação. A partir do dia 3, Pompeu dará início a oficinas de Robótica Maker, que se estenderão até o fim do mês de abril.

O tema é pertinente em razão das ocorrências mais recentes de casos de violência contra crianças e adolescentes e sua interligação com os jogos de computadores. Segundo a proprietária da Viva Água, professora Denise Araújo, esse é um tema que precisa ser discutido, uma vez que é significativo o número de jovens que passa mais tempo entretendo-se com jogos de computador, celulares e videogames, do que se envolvendo com outras atividades.

“Um comportamento característico da sociedade moderna e das novas gerações, mas que nos preocupa em razão dos casos de violência associados. É uma realidade que nos traz muitas indagações e dúvidas. Daí a necessidade de discutirmos essa problemática”, diz Denise Araújo, acrescentando que o evento integra a programação da #academiacompleta, campanha interna lançada ano passado pela Viva Água.

Crescimento

O mercado de jogos eletrônicos cresceu exponencialmente nos últimos anos em todo o mundo, de quebra-cabeças a jogos de aventura. Com verdadeiras obras cinematográficas e narrativas épicas, os estúdios de programação de games têm atendido a um público crescente de todas as idades e interesses. Essa diversificação nos títulos disponíveis no mercado gera uma discussão sobre a influência dos jogos violentos sobre o desenvolvimento moral da criança e, especialmente, a responsabilidade de pais, cuidadores e desenvolvedores de conteúdo a respeito deste problema.

“É realmente um assunto que merece ser discutido, pois sabemos que o desenvolvimento moral de crianças e adolescentes configura-se parte importante do futuro da nossa sociedade, e sabemos, também, que diversas manifestações de violência e agressividade entre os jovens são frequentemente associadas a manifestações culturais de violência consumidas pelos jovens, como filmes, histórias em quadrinhos, música e videogame”, complementa Kelsilene Duarte, consultora da Viva Água, acrescentando que a Viva Água sempre debateu assuntos relacionados ao desenvolvimento familiar, inclusive os games, e já recebeu o palestrante Bruno Pompeu em ocasiões anteriores.

Segundo Bruno Pompeu, as oficinas do mês de abril terão como público-alvo alunos de 5 a 17 anos, que trabalharão o desenvolvimento e a programação de protótipos utilizando materiais de papelaria e reciclados, além das peças físicas e componentes de software do kit exclusivo SAM Labs (mecatrônica experimental), usando a criatividade, interatividade e autonomia.

“As aulas ocorrerão nas próprias dependências da Viva Água, em um ambiente com isolamento acústico e climatizado, especialmente preparado pela sua coordenação psico-pedagógica. Trata-se de uma inovação sem precedentes em São Luís, aliando a prática de atividades psico-motoras aos desafios cognitivo-matemáticos, promovendo a saúde física, mental e emocional dos alunos em um mesmo espaço sendo, verdadeiramente, uma academia completa no desenvolvimento do ser”, disse Bruno Pompeu.

Top