Viva Água


9 janeiro, 2017

Bombeiros participam de Curso de Guarda-Vidas nas instalações da Academia Viva Água


Williana Mochel, Denise Araújo, Major Priscila Chahini e capitão Fabiano Almeida

Williana Mochel, Denise Araújo, Major Priscila Chahini e capitão Fabiano Almeida

Um grupo de bombeiros atuantes na capital e em outros municípios maranhenses iniciou janeiro em ritmo de reciclagem. Os homens, em um total de 26, sendo duas mulheres, estão participando de um Curso de Guarda-Vidas que começou nesta segunda-feira (9), com aulas teóricas e práticas.

Ministrado pela Major Priscila Chahini, comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimos do Estado do Maranhão, o curso é dividido em módulos teóricos e práticos. Até quinta-feira, as aulas acontecem nas instalações da Academia Viva Água, no Renascença II, onde os participantes recebem orientações e adquirem novos conhecimentos com aulas teóricas em sala e praticas nas piscinas do complexo aquático da academia.

Na abertura, os alunos receberam as primeiras instruções da major e também as boas-vindas da diretora da Academia Viva Água. “É uma honra para nós poder contribuir no treinamento de homens que desempenham um trabalho de suma importância para a segurança aquática dos maranhenses. Aliás, aqui nós também levantamos a bandeira dessa segurança, a partir do nosso engajamento no projeto Maior Aula de Natação do Mundo, iniciativa esta que acontece anualmente em todo o mundo, visando à redução dos índices de mortes por afogamento no globo terrestre”, disse Denise Araújo.

Major Priscila Chahini frisou que o curso visa capacitar os homens para o exercício da profissão de guarda-vidas tanto na capital quanto no interior do Estado. “Nesta primeira parte, utilizaremos as instalações aqui da Vida Água, que nos foi oferecida, onde inclusive teremos as atividades práticas na piscina”, disse a major.

Os guarda-vidas exercem tarefas de vigilância e salvamento, observando o comportamento dos banhistas, visando a prevenção de afogamentos e o socorro das pessoas em perigo de morte. Geralmente encontrados em praias mais frequentadas, eles estão sempre preparados para pronto atendimento aos banhistas ou para avisar dos riscos provocados por águas-vivas, tubarões ou outros perigos. Nesta época do ano, as praias de São Luís ficam lotadas, daí a necessidade do trabalho de monitoramento dos guarda-vidas. O mesmo acontece nas cidades interioranas do Maranhão, onde casos de afogamentos em rios são freqüentes.

 

Top