Viva Água


21 março, 2017

Prática esportiva câmbio na Viva Água


A Academia Viva Água e a Faculdade Estácio promoveram, nesta terça-feira (21 de maço), na Arena Viva Água, um treinamento, com aulas da prática esportiva conhecida como câmbio. Participaram estudantes do curso de Educação Físcia da Estácio, disciplina “Metodologia de Ensino do Handebol”, da professora Chlerismar Ferreira.

A capacitação envolveu aulas práticas de Cambio, ministras pelo professor Antônio Dimas. Cambio é um jogo pré-esportivo voltado para o ensino do vôlei e do handebol. É uma atividade lúdica que surgiu em 1998. É muito usada entre jovens que estão aprendendo modalidades desportivas e entre grupos da terceira idade. A modalidade já faz parte dos Jogos Regionais do Idoso, em São Paulo. Sua pratica melhora, de modo significativo, a autoestima das pessoas da terceira idade, assim como a estrutura corporal dos praticantes.

O professor Dimas iniciou as atividades apresentando aos alunos um ensino histórico e teórico sobre o que é Cambio. Em seguida, os estudantes participaram de atividades práticas. A professora Denise Araújo informou que a Viva Água realiza diversas parcerias com universidades públicas e privadas, abrindo espaço, na Academia Viva Água, para atividades pedagógicas de diversos cursos como os de Educação Física e os de Fisioterapia.

A estudante Kessia Belém achou a experiência maravilhosa. “Fiquei encantada com o jogo é principalmente com a vitalidade do prof. Dimas”.

Para a professora Chlerismar Ferreira, a presença do professor Dimas a frente desse treinamento é muito importante. “Ele é, hoje, a maior referência da história da Educação Física do Maranhão, fundador do curso de Educação Física da Ufma, o primeiro do Maranhão, e tem muita garra para mostrar o que é Câmbio, de forma didática, aos jovens”.

Top